Existem técnicas básicas, mas cruciais no que se refere a preservar a relação de gestão de tempo e aumento de produtividade de um negócio. Confira quais são elas!

Aumente a produtividade em sua gráfica com gestão de tempo

Manter a produtividade em capacidade máxima — ou seja, render o máximo possível sem perder a qualidade — está entre as práticas fundamentais para o bom andamento de qualquer negócio, bem como para que ele se destaque no mercado. Um dos pilares para sustentar a produção em alta, porém, é gerir bem o seu tempo e o de seus funcionários. Mas, você sabe como fazer isso?  

Existem técnicas básicas, algumas delas, inclusive, são uma orientação direta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira a seguir, cinco dicas de como aumentar a produtividade da gráfica através da gestão de tempo! 

1) Aposte em bons equipamentos de trabalho e em tecnologia  

Não que seja uma novidade, mas sempre vale lembrar: “a tecnologia é uma excelente aliada para quem busca agilizar o tempo no trabalho”, pontua o Sebrae.  

Muitas vezes, em um primeiro momento, comprar aquela máquina “mais moderna”, ou que atende melhor às suas necessidades, pode sair, de fato, mais caro. Mas, é importante analisar a relação custo/benefício aqui. 

Fazer um investimento nesse sentido contribui, e muito, para, justamente, aumentar a produtividade da gráfica — e, ainda, economizar tempo e força de trabalho. Aliás, quanto melhores forem os seus equipamentos, menos preocupações você e sua equipe terão com funções mecânicas — otimizando a concentração no que realmente demanda atenção humana. 

Tenha em mente, também, que quanto melhor forem os seus equipamentos menores são as chances de eles estragarem, por exemplo — o que pode interromper toda uma produção por dias ou, até, semanas ou meses. 

Além disso, lembre-se de usar a internet a seu favor.     

2) Treine bem a sua equipe  

Quando se pensa em aumentar a produtividade da gráfica, não basta ter bons equipamentos — a mão de obra também precisa ser adequada. E, nessa parte, é essencial dedicar tempo, tanto se você precisa de apenas um colaborador quanto se necessita de uma equipe inteira.  

Além de escolher bem os seus funcionários, é preciso treiná-los e capacitá-los, constantemente.  

3) Organize as tarefas 

Organização é outro ponto primordial para gerir o tempo e aumentar a produtividade da gráfica.  

“Trabalhe com prioridades; identifique na sua lista de tarefas o que é importante e o que é urgente; considere importantes as coisas que te ajudam a atingir objetivos e resultados esperados, dê prioridade para as que possuem prazo limite próximo”, orienta o Sebrae.  

Ademais, também é preciso saber delegar funções para manter o fluxo de trabalho e pleno funcionamento de atividades como o atendimento ao cliente

4) Mantenha o foco  

Mais um aspecto abordado diretamente pelo Sebrae. “Desconectar-se do que não é necessário é muito bom para promover uma imersão no trabalho e garantir que seus esforços serão gastos com tarefas que contribuirão para os seus resultados”, enfatiza a entidade. 

Ela também ressalta a importância de ações como: deixar as redes sociais de lado (as pessoais); desligar o celular, quando possível; e avisar as pessoas da sua necessidade de manter-se focado em momentos específicos. E isso pode ser aplicado a toda a sua equipe também! 

5) Conte com fornecedores de confiança 

Por fim, não esqueça que, para aumentar a produtividade da gráfica, é preciso, também, contar com fornecedores responsáveis, de qualidade e de confiança! Esse é um item indispensável no que diz respeito à gestão de tempo e produtividade.  

Quando se pensa em fornecedor, três pontos são fundamentais: a qualidade do material, os prazos e o preço justo.  

Aqui na Fastpel podemos contribuir, e muito, nesse aspecto! Somos focados em agilidade e qualidade, proporcionamos aos nossos parceiros uma ótima relação custo/benefício e oferecemos ótimas condições de pagamento e prazos de entrega. 

Nós podemos contribuir para aumentar a produtividade de sua gráfica. Solicite uma cotação agora mesmo


Adicionar comentário

Your Email address will not be published