Solucionando os principais problemas do setor gráfico

Solucionando os principais problemas do setor gráfico

Solucionar os principais problemas do setor gráfico pode ser um desafio, mas a leitura a seguir oferece alguns insights úteis para ajudar sua empresa a superar três pontos essenciais. Confira!

1. Gestão financeira eficiente – um dos principais problemas do setor gráfico

Contar com um plano de negócios é essencial para qualquer empresa, especialmente em um cenário de profundas transformações – em termos de novas tecnologias, novos hábitos de consumo e mudanças na sociedade.

Por isso listamos os maiores desafios financeiros enfrentados por empresas do setor gráfico, conforme explicado por Thomaz Caspary, em o Guia do Gráfico – saiba mais a seguir.

1.1 – Gestão de fluxo de caixa

A indústria gráfica tem sido historicamente um negócio de volume muito alto, com margem bruta e margens de lucro muito baixas. Os longos prazos dados aos clientes para o pagamento de suas faturas têm sido um dos grandes problemas do setor gráfico.

Solução: toda gráfica deve manter processos ágeis de cobrança de contas a receber para garantir que os clientes recebam as faturas rapidamente, acusem o recebimento das faturas pendentes e para que os pagamentos sejam recebidos dentro dos prazos. Fornecer faturas e receber pagamentos eletronicamente é uma prática altamente recomendada.

1.2 – Gestão de Lucro

A indústria gráfica é muito competitiva, o que pressiona os preços dos produtos e pode resultar em baixas margens de lucro. É fundamental que as empresas neste setor operem da forma mais eficiente possível.

Solução: é preciso fazer um gerenciamento eficaz de equipamentos de impressão, corte e dobra, garantindo que eles sejam bem mantidos e utilizados em sua capacidade máxima. Manter um controle preciso sobre os gastos indiretos também é importante, como os investimentos em funcionários, serviços, aluguel, suprimentos e seguros.

1.3 – Contas a receber incobráveis

Um dos maiores problemas do setor gráfico, segundo Thomaz Caspary, está nos prazos de pagamentos específicos para empresas de pequeno porte e entidades governamentais, que podem levar de 60 a 90 dias para pagar suas faturas.

Solução: como proprietário ou dirigente de uma gráfica, você precisa reconhecer esse risco e tomar medidas para limitar sua exposição nessa área. Algumas coisas que podem ser feitas para reduzir esse risco incluem:

  • Verificações regulares de crédito em todos os clientes;
  • Estabelecimento de limites de crédito rígidos para todos os clientes;
  • Esforços agressivos de cobrança para todos os saldos pendentes.

Outros problemas do setor gráfico que demandam atenção

Além das questões financeiras, existem outros desafios a serem enfrentados Acompanhe!

2. Uso de tecnologia

A transformação digital chegou a todos os setores, inclusive na área gráfica, modificando processos e a forma como as empresas se comunicam com seus públicos, sendo necessária uma adequação a essas mudanças.

Solução: o caminho é estar sempre atento às novidades propostas pela tecnologia, identificando de que modo elas podem ajudar a aperfeiçoar a gestão de sua gráfica, bem como sua comunicação. E, claro, é preciso se planejar para ir promovendo as transformações, conforme as possibilidades de seu negócio – e estabelecendo prioridades.

Adote um plano de negócios que permita essa movimentação de maneira responsável e financeiramente viável e coloque a modernização em prática.

3. Encontrar bons fornecedores

Um dos problemas que podem surgir na gestão de sua gráfica diz respeito aos papéis que você precisa para sua impressão. Afinal, se eles não tiverem a qualidade que você precisa ou se chegarem depois do prazo combinado, será difícil atender seu cliente com excelência.

Solução: Trabalhar com fornecedores que ofereçam papéis de qualidade e que sejam parceiros, também é fundamental para garantir qualidade, bons preços e prazos adequados na entrega.

Bons parceiros ajudam a enfrentar problemas do setor gráfico

Contar com fornecedores especializados e com expertise no mercado, como a Fastpel, pode ajudar sua empresa a contornar ou até superar muitos dos desafios mencionados neste artigo.

Através deles sua empresa pode garantir controle mais eficientes de recursos, otimizar processos, atuar de maneira mais ágil junto a clientes e outros parceiros – ampliando as oportunidades de crescimento para sua empresa.

Acompanhe o blog da Fastpel para receber dicas e informações úteis sobre o setor gráfico!


Adicionar comentário

Your Email address will not be published